Sistema de ensino

Curso Teórico (Legislação)

Para oferecer um melhor atendimento aos nossos alunos, a direção da AUTOESCOLA BOA VISTA decidiu criar juntamente com outros parceiros e com anuência dos órgãos competentes o CENTRO AVANÇADO DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, um local exclusivo para a aplicação de aulas teóricas, com uma infraestrutura única no estado de Minas Gerais, contendo 07 salas de aula com capacidade para até 35 alunos, dispondo de 09 instrutores para aplicação das aulas tanto de legislação de trânsito quanto de simulador de direção. Com isso o aluno terá uma enorme disponibilidade de horários para a realização do seu curso, podendo realizar todo o curso teórico de 45 aulas em até uma semana, o que antes era impossível com menos de trinta dias. As aulas são divididas em módulos dando oportunidade ao aluno de iniciar o curso quando quiser, sem prejuízo do seu aprendizado, pois a metodologia aplicada proporciona aulas dinâmicas, descontraídas, interativas, sendo utilizados para tanto recursos audiovisuais, debates sobre diversos temas relacionados ao trânsito, avaliações periódicas, treinamento no sistema eletrônico de provas aplicado pelo Detran-MG, aulas de reforço sem custo adicional para alunos que tiverem alguma dificuldade ou queiram se preparar melhor antes de efetuar a marcação do exame.

O material didático utilizado nas aulas é o que há de mais moderno no mercado, contendo um livro com toda a matéria e um apenas de questões para treinamento, além de ter todo o material e outros conteúdos disponibilizados para estudo na internet e em aplicativo de celular, que uma vez baixado, fica instalado no aparelho, não precisando de conexão com a internet para acessar o mesmo.

O CENTRO AVANÇADO DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO de Uberaba foi o pioneiro no estado de Minas Gerais e serviu de modelo para a criação de outros em diversas cidades, tais como: Patos de Minas, Governador Valadares, Poços de Caldas, Ituiutaba, entre outras, além de receber visitas periódicas de caravanas de todo o Brasil para conhecer o modelo que é um sucesso e aplicar em suas cidades.

Curso Prático (Direção)

Para um melhor aproveitamento nas aulas de direção, seguimos fielmente um cronograma de aula, onde o aluno desenvolve uma etapa de cada vez, sem atropelos, além de disponibilizarmos para a realização das aulas veículos novos com direção hidráulica e ar condicionado.

 

CRONOGRAMA DAS AULAS PRÁTICAS

1ª ETAPA

  • AJUSTE DO BANCO (ASSENTO, ENCOSTO PARA AS COSTAS E ENCOSTO DE CABEÇA);
  • AJUSTE DOS ESPELHOS RETROVISORES;
  • AJUSTE E COLOCAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA (MOTORISTA E PASSAGEIROS);
  • CONHECIMENTO DOS INSTRUMENTOS DO PAINEL DO VEÍCULO (LUZES DO PAINEL, BUZINA, LIMPADOR DE PARA BRISA, SETA, ETC);
  • POSTURA CORRETA PARA AS MÃOS NO VOLANTE BEM, COMO PARA OS PÉS NOS PEDAIS;
  • CONHECIMENTO DA POSIÇÃO DAS MARCHAS DO VEÍCULO E MOMENTO DAS TROCAS;
  • UTILIZAÇÃO CORRETA DA EMBREAGEM (CONTROLE, SEMPRE TIRAR COMPLETAMENTE O PÉ DESSE PEDAL APÓS SUA UTILIZAÇÃO), FREIO E ACELERADOR SEMPRE QUE NECESSÁRIO;
  • MOVIMENTO CORRETO DAS MÃOS E CONTROLE DO VOLANTE PARA O ALINHAMENTO DO VEÍCULO.

2ª ETAPA

  • COLOCAÇÃO DO VEÍCULO EM MOVIMENTO SEM A AJUDA DO INSTRUTOR (UTILIZAR SEMPRE O CONTROLE DE EMBREAGEM JUNTO AO ACELERADOR PARA ARRANCAR COM O VEÍCULO NA SUBIDA E NAS VIAS PLANAS, E APENAS A EMBREAGEM NA DESCIDA);
  • ATENÇÃO AOS ESPELHOS RETROVISORES E PONTOS CEGOS DO VEÍCULO (DEMONSTRAR  ATENÇÃO COM O MOVIMENTO DA CABEÇA E OLHAR PELA JANELA DO VEÍCULO);
  • DESENVOLVIMENTO DO VEÍCULO E POSIÇÃO CORRETA DELE NA VIA (DESLANCHAR O VEÍCULO COLOCANDO AS MARCHAS NO TEMPO CORRETO, SENDO A PRIMEIRA MARCHA PARA SAIR, A APROXIMADAMENTE 20 km/h PÔR A SEGUNDA E CERCA DE 30 km PÔR A TERCEIRA, ACOSTUMANDO-SE COM O RONCO DO MOTOR AO PEDIR A MARCHA, ALÉM DISSO, MANTER O MÁXIMO POSSÍVEL O LADO DIREITO DA VIA);
  • REDUÇÃO CORRETA DAS MARCHAS DO VEÍCULO (DE ACORDO COM A VELOCIDADE, E SEMPRE PARAR NOS PARES OU ESTACIONAR O VEÍCULO COM A SEGUNDA MARCHA, NUNCA COM A TERCEIRA).

3ª ETAPA

  • POSICIONAMENTO CORRETO DO VEÍCULO NA VIA PARA MANOBRAS DE CONVERSÃO À DIREITA, À ESQUERDA, RETORNO, ESTACIONAMENTO E ALINHAMENTO DO VEÍCULO;
  • ATENÇÃO À SINALIZAÇÃO DAS VIAS (PARADA OBRIGATÓRIA, PREFERÊNCIA, ETC);
  • DIFERENCIAR VIAS DE MÃO DUPLA E DE MÃO ÚNICA PARA O POSICIONAMENTO CORRETO DAS CONVERSÕES;
  • NÃO TER DÚVIDA EM REGRAS DE PREFERÊNCIA EM RELAÇÃO AOS VEÍCULOS E AOS PEDESTRES.

4ª ETAPA

  • MANOBRA DE MARCHA RÉ, ALINHAMENTO PERFEITO E PARAR O VEÍCULO NO CONTROLE DE EMBREAGEM SEM OSCILAR;
  • MANOBRA DE PARAR O VEÍCULO NA SUBIDA SEM O FREIO, UTILIZANDO AS MARCHAS DO VEÍCULO GRADATIVAMENTE E PARAR ATRAVÉS DO CONTROLE DE EMBREAGEM COM A PRIMEIRA MARCHA.

5ª ETAPA

  • MANOBRA DE BALIZA;
  • SIMULAÇÃO DE EXAME.

SOMENTE APÓS O ALUNO DOMINAR TODAS AS ETAPAS PERFEITAMENTE QUE SERÁ MARCADO O EXAME, LEMBRANDO QUE O NÚMERO DE AULAS POR ETAPA DEPENDE DO DESENVOLVIMENTO DE CADA UM, INDIVIDUALMENTE, E NÃO SERÁ PASSADA UMA NOVA ETAPA SEM O DOMÍNIO COMPLETO DA ETAPA ANTERIOR, VISTO QUE UMA DEPENDE DA OUTRA.

 

Back to Top