Sistema de ensino

Curso Teórico (Legislação)

Para atender melhor nossos alunos, reunimos a direção e a coordenação pedagógica

da autoescola BOA VISTA e decidimos afixar em nossa escola o estilo aula show, onde

as aulas são divididas em módulos dando oportunidade ao aluno de iniciar o curso

quando quiser, sem prejuízo do seu aprendizado, pois a metodologia aplicada proporciona

aulas dinâmicas, descontraídas, interativas, sendo utilizados para tanto recursos audiovisuais,

debates sobre diversos temas relacionados ao trânsito, avaliações periódicas, treinamento no

sistema eletrônico de provas aplicado pelo Detran-MG, aulas de reforço sem custo adicional

para alunos que tiverem alguma dificuldade ou queiram se preparar melhor antes de efetuar a

marcação do exame.

 

Curso Prático (Direção)

Para um melhor aproveitamento nas aulas de direção, seguimos fielmente um cronograma

de aula onde o aluno desenvolve uma etapa de cada vez, sem atropelos.

 

CRONOGRAMA DAS AULAS PRÁTICAS

1ª ETAPA

  • AJUSTE DO BANCO (ASSENTO, ENCOSTO PARA AS COSTAS E ENCOSTO DE CABEÇA);
  • AJUSTE DOS ESPELHOS RETROVISORES;
  • AJUSTE E COLOCAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA (MOTORISTA E PASSAGEIROS);
  • CONHECIMENTO DOS INSTRUMENTOS DO PAINEL DO VEÍCULO (LUZES DO PAINEL, BUZINA, LIMPADOR DE PARA BRISA, SETA, ETC);
  • POSTURA CORRETA PARA AS MÃOS NO VOLANTE BEM, COMO PARA OS PÉS NOS PEDAIS;
  • CONHECIMENTO DA POSIÇÃO DAS MARCHAS DO VEÍCULO E MOMENTO DAS TROCAS;
  • UTILIZAÇÃO CORRETA DA EMBREAGEM (CONTROLE, SEMPRE TIRAR COMPLETAMENTE O PÉ DESSE PEDAL APÓS SUA UTILIZAÇÃO), FREIO E ACELERADOR SEMPRE QUE NECESSÁRIO;
  • MOVIMENTO CORRETO DAS MÃOS E CONTROLE DO VOLANTE PARA O ALINHAMENTO DO VEÍCULO.

2ª ETAPA

  • COLOCAÇÃO DO VEÍCULO EM MOVIMENTO SEM A AJUDA DO INSTRUTOR (UTILIZAR SEMPRE O CONTROLE DE EMBREAGEM JUNTO AO ACELERADOR PARA ARRANCAR COM O VEÍCULO NA SUBIDA E NAS VIAS PLANAS, E APENAS A EMBREAGEM NA DESCIDA);
  • ATENÇÃO AOS ESPELHOS RETROVISORES E PONTOS CEGOS DO VEÍCULO (DEMONSTRAR  ATENÇÃO COM O MOVIMENTO DA CABEÇA E OLHAR PELA JANELA DO VEÍCULO);
  • DESENVOLVIMENTO DO VEÍCULO E POSIÇÃO CORRETA DELE NA VIA (DESLANCHAR O VEÍCULO COLOCANDO AS MARCHAS NO TEMPO CORRETO, SENDO A PRIMEIRA MARCHA PARA SAIR, A APROXIMADAMENTE 20 km/h PÔR A SEGUNDA E CERCA DE 30 km PÔR A TERCEIRA, ACOSTUMANDO-SE COM O RONCO DO MOTOR AO PEDIR A MARCHA, ALÉM DISSO, MANTER O MÁXIMO POSSÍVEL O LADO DIREITO DA VIA);
  • REDUÇÃO CORRETA DAS MARCHAS DO VEÍCULO (DE ACORDO COM A VELOCIDADE, E SEMPRE PARAR NOS PARES OU ESTACIONAR O VEÍCULO COM A SEGUNDA MARCHA, NUNCA COM A TERCEIRA).

3ª ETAPA

  • POSICIONAMENTO CORRETO DO VEÍCULO NA VIA PARA MANOBRAS DE CONVERSÃO À DIREITA, À ESQUERDA, RETORNO, ESTACIONAMENTO E ALINHAMENTO DO VEÍCULO;
  • ATENÇÃO À SINALIZAÇÃO DAS VIAS (PARADA OBRIGATÓRIA, PREFERÊNCIA, ETC);
  • DIFERENCIAR VIAS DE MÃO DUPLA E DE MÃO ÚNICA PARA O POSICIONAMENTO CORRETO DAS CONVERSÕES;
  • NÃO TER DÚVIDA EM REGRAS DE PREFERÊNCIA EM RELAÇÃO AOS VEÍCULOS E AOS PEDESTRES.

4ª ETAPA

  • MANOBRA DE MARCHA RÉ, ALINHAMENTO PERFEITO E PARAR O VEÍCULO NO CONTROLE DE EMBREAGEM SEM OSCILAR;
  • MANOBRA DE PARAR O VEÍCULO NA SUBIDA SEM O FREIO, UTILIZANDO AS MARCHAS DO VEÍCULO GRADATIVAMENTE E PARAR ATRAVÉS DO CONTROLE DE EMBREAGEM COM A PRIMEIRA MARCHA.

5ª ETAPA

  • MANOBRA DE BALIZA;
  • SIMULAÇÃO DE EXAME.

SOMENTE APÓS O ALUNO DOMINAR TODAS AS ETAPAS PERFEITAMENTE QUE SERÁ MARCADO O EXAME, LEMBRANDO QUE O NÚMERO DE AULAS POR ETAPA DEPENDE DO DESENVOLVIMENTO DE CADA UM, INDIVIDUALMENTE, E NÃO SERÁ PASSADA UMA NOVA ETAPA SEM O DOMÍNIO COMPLETO DA ETAPA ANTERIOR, VISTO QUE UMA DEPENDE DA OUTRA.

 

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